quinta-feira, 23 de julho de 2015

Cientistas Descobrem que algo Enorme se Esconde Atrás de Plutão (Literalmente)

Imagem de Pluto feita pelo New Horizons. Crédito de imagem: NASA

Apenas uma semana atrás, a New Horizons fez seu sobrevoo histórico em Plutão e suas cinco pequenas luas (Charon, Styx, Nix, Kerberos, e Hydra). As imagens que a sonda retornadas até agora são simplesmente estarrecedoras (porque a sonda esta tão longe, vai demorar mais de um ano para receber todos os dados). Mas já, vemos que Charon é redondo e cheio de marcas. Vemos que Plutão tem um coração estampado em sua superfície. E há uma outra coisa que os cientistas descobriram recentemente que se esconde atrás de Plutão.

Uma Cauda!

Saturno pode ter um sistema de anel glorioso, mas Plutão tem a sua própria reivindicação à fama: A cauda de plasma. A notícia vem graças ao instrumento SWAP (Solar Wind Cerca de Plutão). Como ele passou, a ferramenta pegou leituras mostrando uma depressão e, como se vê, esta depressão é preenchido com íons de nitrogênio e ficando para trás Plutão.

Desde a descoberta é tão recente, é atualmente desconhecida exatamente o quão grande essa cauda é ou o que leva formar sua estrutura; no entanto, uma análise mais aprofundada dos dados deve permitir que os cientistas para descobrir mais informações. Assim, embora sabemos que a cauda existe, nós teremos que esperar até agosto para aprender mais, altura em que a New Horizons vai enviar de volta o próximo pacote de dados que incluirá informações relevantes sobre este recurso específico. Dito isto, na presente conjuntura, os cientistas pensam que a cauda é causado por vulnerabilidades na atmosfera de Plutão, como resultado de vento solar somados com o fato de que o mundo é tão pequeno.

Em última análise, os ventos solares tira fora porções em vez maciças de atmosfera de Plutão, que, em seguida, trilhas atrás do minúsculo planeta anão. Para se ter uma ideia do que isso diz sobre o nosso sol, Plutão é 3,6 bilhões milhas a partir do sol (5,9 bilhões quilômetros). Isso é quase 40 vezes mais distante do Sol do que a Terra é. E os ventos do nosso sol pode impactar mundos que são mesmo tão longe, Isso é como enorme e poderosa é a nossa estrela.
O conceito do artista da interação do vento solar na atmosfera de Plutão.
Crédito da imagem: NASA

NASA explica a imagem, bem como o impacto do vento solar, com maior detalhe, "Os íons são 'apanhados' pelo vento solar e carregou em seu fluxo passado o planeta anão para formar um íon ou plasma cauda (azul região). O instrumento SWAP na espaçonave New Horizons fez as primeiras medições da região de íons atmosféricos de baixa energia logo após a maior aproximação em 14 de julho Tais medições acabará por permitir que a equipe SWAP para determinar a taxa na qual Plutão perde a sua atmosfera e, em por sua vez, irá produzir insights sobre a evolução da atmosfera e da superfície de Plutão. Também estão as órbitas de cinco luas de Plutão e a trajetória da nave espacial ilustrado. "

Então, finalmente, quando chegarmos o próximo pacote de dados, os cientistas esperam que vamos ser capazes de determinar que a taxa exata de perda atmosférica de Plutão. "Uma vez que sabemos que, nós vamos ser capazes de responder a perguntas em aberto sobre a evolução da atmosfera e da superfície de Plutão e determinar em que a interação vento solar medida de Plutão é como a de Marte", disse o co-investigador Fran Bagenal, Universidade do Colorado, Boulder, investigador da ligação sobre esse aspecto particular do estudo.

Fonte:nemesis maturity