terça-feira, 21 de junho de 2016

Cientistas afirmam ter encontrado misterioso objeto em um dos anéis de Saturno

Recentemente, através de registros feitos a partir da sonda Cassini, da NASA, os astrônomos notaram um “estranho objeto” em um dos anéis de Saturno.

Chamado de “joia do Sistema Solar”, seus anéis são feitos de trilhões de partículas de poeira, pedra e gelo, que estão em órbita do planeta a diferentes velocidades que podem chegar até milhares de quilômetros por hora. O “dente”, assim descrito pelos cientistas, foi encontrado no anel “F”, um dos mais discretos e ativos, de acordo com a Science Alert.

As partículas, a que são feitos os anéis, variam em seus tamanhos, chegando a serem pequenas como grãos de areia ou maiores que arranha-céus. Os anéis, que possuem cerca de 90 metros de espessura, se enrolam ao redor de Saturno acerca de 282.000 quilômetros de extensão. Segundo os cientistas, ele teve suas características mudadas ao longo de seu curso, por algumas horas. Essa interrupção foi causa por um objeto que se incorporou ali.

“Há boas evidências de que haja um monte desses corpos no núcleo do anel, mas você normalmente não pode vê-los porque são cobertos pela nuvem de poeira ao seu redor”, disse John Weiss, um cientista de Washington, EUA, em entrevista à Fusion. “Mas eles estão lá, e de vez em quando se movem através do anel colidindo com um monte daquelas partículas de poeira, que viajam mais rápido do que 0,9 metros por segundo”.

Logo, quando o pequeno objeto (que ainda não foi classificado ou identificado pela NASA) interagiu com algum dos materiais presente no anel, eles produziam o que os cientistas se referem como “jatos”. Acredita-se que sejam formados graças a força gravitacional da pequena lua de Saturno, chamada Prometheus. Segundo eles, porque a rota da lua não é perfeitamente circular, sua atração pode criar aglomerados irregulares no interior do anel, que em seguida se atiram para fora como se fossem jatos.

A imagem em questão foi registrada no dia 8 de abril, mas somente agora foi liberada e, de acordo com Weiss, o “buraco” aberto pelo “jato”, posteriormente se fechou sozinho.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / NASA/JPL-Caltech/SSI ]